Kica de Castro

“Ser diferente também tem seu lado belo”

Apresentação

Ousadia, responsabilidade e ética! Essas são as principais características do trabalho de Kica de Castro - Agência de modelos para pessoas com deficiência, tem como objetivo lançá-los no mercado publicitário e provar que beleza e deficiência física não são duas expressões contraditórias.

Novidade

A agência dá um passo revolucionário na inserção de pessoas com deficiência no mercado publicitário, com a série de books fotográficos ROMPENDO BARREIRAS. Agora, os ensaios fotográficos dos seus modelos preferidos estão disponíveis e de forma exclusiva para atender à clientela mais exigente. Saiba mais...

Fotógrafa paulistana usa sua arte e mostra a beleza do diferente

Por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA

Ao pensar em uma agência de modelos, certamente você imagina um local repleto de estúdios, câmeras, maquiagens, figurinos, fotógrafos e modelos lindos e de corpo perfeito e escultural, certo? Parte do seu pensamento pode estar correto, mas a descoberta da beleza vai muito além de corpos perfeitos, e quem mostra isso é a fotógrafa e publicitária Kica de Castro, proprietária de agência que leva seu nome e é especializada em levar ao mercado modelos com alguma deficiência física.

Ajudar pessoas com deficiência a reencontrar sua beleza, sua segurança e sensualidade não é tarefa das mais fáceis. Mas a experiência conquistada com um emprego atípico ajudou bastante. Kica chefiou o setor de fotografia de um hospital e centro de reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência física. "As fotos eram registradas de maneira muito fria. O paciente usava apenas de peças íntimas e uma placa que vinha com o número do prontuário, tal e qual as fotos de presidiários", lembra.


Kica de Castro
Carina Queiroz

Os pacientes se sentiam incomodados com a invasão, ainda que as imagens fossem fundamentais para o corpo clínico. Assim, "armada" com pentes, gel, maquiagens e bijouterias, a fotógrafa conseguia a façanha não só de deixar seus clientes mais à vontade, como de ajudá-los a resgatar sua auto-estima através das fotos, trabalho mais tarde batizado de Fototerapia.

Kica de Castro
Daniela Soares


Com diversas imagens realizadas e a procura cada vez maior pela terapia através das imagens, Kica acionou seus contatos e passou a oferecer seus modelos às agências de publicidade. Mais tarde, fechou uma parceria com a alemã Visable, uma agência radicada em Berlim, que também acredita na caminhada conjunta entre beleza e deficiência física.

Kica de Castro
Flávia Siqueira

Kica conta que muitas das pessoas que fazem as fotos se redescobrem. "É muito difícil às vezes que uma pessoa com deficiência física vença seu próprio preconceito. Uma vez que ela tira as fotos e sua sensualidade e beleza são exploradas, ela volta a acreditar nela mesma. Se sente mais bonita, mais confiante, e entende que ser diferente não tem nada de errado", explica.

Kica de Castro
Haonê Thinar

Kica de Castro
Juliana da Costa

De acordo com a fotógrafa, já aconteceu muitas vezes de ela encontrar deficientes físicos lindos, fotogênicos, que certamente se tornariam grandes modelos, mas acaba esbarrando no descrédito. "Tem gente que nem acredita haver agências especializadas em modelos com deficiência física. Nisso podemos incluir tanto as pessoas com deficiência física, quanto pessoas que estão a sua volta", lamenta Kica.

Kica de Castro
Marabel Nunes

Para a publicitária, trabalhar com modelos que nasceram com deficiência física é menos complicado do que com os que adquiriram essa deficiência no decorrer da vida, seja por acidente, seja por alguma patologia. "Quem já viveu em outra condição carrega, normalmente, uma carga maior de dificuldade de auto-aceitação. E isso é fundamental para que seja aflorada sua fotogenia, alegria e sensualidade".

Atualmente, Kica conta, em seu casting, com 54 modelos, entre homens e mulheres, de 4 a 58 anos. Em razão da parceria com a Visable, em breve, a fotógrafa deve viajar com um grupo de modelos para a Alemanha, onde os selecionados serão fotografados para campanhas no país. "Agora estamos na dependência de passar a pandemia de gripe suína para que possamos embarcar". Prova mais que plausível de que deficiência física e beleza não são palavras contraditórias.

Kica de Castro
Maraísa Proença

Caso você tenha interesse em saber mais sobre a agência, os modelos ou tenha interesse em fazer uma fototerapia, basta entrar em contato com a fotógrafa através do e-mail kicadecastro@gmail.com.


Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Postar um comentário

Sua opinião