Kica de Castro

“Ser diferente também tem seu lado belo”

Apresentação

Ousadia, responsabilidade e ética! Essas são as principais características do trabalho de Kica de Castro - Agência de modelos para pessoas com deficiência, tem como objetivo lançá-los no mercado publicitário e provar que beleza e deficiência física não são duas expressões contraditórias.

Novidade

A agência dá um passo revolucionário na inserção de pessoas com deficiência no mercado publicitário, com a série de books fotográficos ROMPENDO BARREIRAS. Agora, os ensaios fotográficos dos seus modelos preferidos estão disponíveis e de forma exclusiva para atender à clientela mais exigente. Saiba mais...

Sobre

Kica de Castro é fotógrafa profissional, desde 2000. Em 2002, recebeu o convite para trabalhar como chefe do setor de fotografia num Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência física, ficando nessa instituição, até 2007. O primeiro contato, foi para fotos cientificas, para prontuário e publicações médicas. “Confesso que isso , era de forma fria e muito invasiva para os pacientes” diz Kica.

Para o clima não ficar tão pesado, ela começou a levar acessórios: espelho, pente, gel, brincos e até perfume, isso para deixar o ambiente com cara de estúdio. Em 2003, juntamente com uma amiga do setor de psicologia, fizeram um trabalho de resgate de auto estima através da fotografia, e deram o nome de FOTOTERAPIA.

Em 2004, as meninas retratadas começaram a cobrar uma chance no mercado de trabalho, mas como modelos mesmo. “Iniciei uma pesquisa, apresentei para alguns amigos empresários, e as oportunidades de fato quase não existiam.” diz Kica. Sua pesquisa à levou a alguns fatos, como um concurso de a mais bela cadeirante, na Alemanha, uma espécie de Big Brother na França…

“Fui pesquisando, fazendo alguns contatos e no final de 2007, resolvi abri a agência de modelos para pessoas com algum tipo de deficiência física. Em 2008, fiz parceria com uma agência na Alemanha, Visable. Sendo que já mandei material fotografia de duas modelos, que já tem destaque no mercado internacional, ambas amputadas.” Agora em 2009, a parceria esta mas sólida, abrindo oportunidades para outras patologias.

Esta na moda falar de inclusão social, porem aqui no Brasil, pouco se fala de beleza e sensualidade. Muitas barreiras, pouco acesso e quase nenhuma sensibilidade. O que começou como no auxilio de resgate da auto-estima, hoje é uma opção no mercado de trabalho.

“Ser diferente tambem tem seu lado belo” diz Kica.